Cães idosos: quais os melhores exercícios para eles?

por Equipe Cão Equilibrado maio 03, 2021
cães idosos

Cães idosos têm menos disposição para atividades físicas, mas elas continuam sendo de extrema importância.

Sempre reforçamos que as atividades físicas com os cães, devem ser adequadas à raça e a disposição de cada indivíduo, e isso vale também para os cães senis, principalmente por evitarem doenças e desgaste mental.

1. O cão idoso precisa continuar fazendo caminhadas diárias

Vale apostar em passeios mais curtos, e horários do dia com temperatura mais fresca. E claro, parando e deixando o cão descansar se for preciso. 

2. Brincadeiras na praça e com outros cães são muito bem-vindas

Caminhar até uma praça, e lá deixar seu cão correr e brincar com outros cães, contribui não só para o fortalecimento dos músculos e do coração, mas também faz o cão se manter ativo e seguro de si, já que cães idosos podem se tornar mais apáticos e carentes na velhice.

3. Aposte em brinquedos interativos

Sabe aqueles brinquedos onde o cachorro precisa descobrir como fazer para o petisco cair? Além de exigirem um gasto energético moderado, ideal para cães idosos, eles ainda exercitam a memória, a paciência e o raciocínio do cão, evitando quadros de demência. 

4. Leve seu cão para nadar 

Nadar é um ótimo exercício para cães idosos, pois possui baixo impacto para as articulações, além de ser muito divertido!

Só não vale deixar de fazer exercícios com seu cão com a desculpa de que ele já está cansado. Assim como nós humanos, cães que se mantém ativos conseguem viver muito mais. E, além disso, os exercícios regulares permitem que a saúde do cão se mantenha, evitando dores crônicas, problemas cardíacos, e obesidade. Consequentemente, dando uma qualidade de vida melhor ao animal, e evitando que você precise ter gastos exorbitantes com tratamento veterinário.