Como evitar a ansiedade de separação

por Equipe Cão Equilibrado março 11, 2021
ansiedade de separação

Ansiedade de separação é uma condição de altíssimo estresse do cão, quando é afastado de seus donos. Cães com ansiedade de separação podem apresentar pânico e comportamentos destrutivos. Alguns dos sintomas mais comuns nos cães que sofrem de ansiedade de separação na ausência dos donos, são: 

  • Uivar, latir ou chorar compulsivamente quando deixados sozinhos;
  • Arranhar a porta (chegando até a machucar as patas); 
  • Destruir objetos da casa;
  • Fazer as necessidades em locais inadequados, por estarem em pânico;
  • Ficar apático e acuado (podendo deixar até de comer).

Esse estado de estresse e sofrimento se dá pelo apego excessivo aos donos. Lembrando que, se o seu cão não possui esses sintomas, ainda assim, não é interessante deixá-lo sozinho por longos espaços de tempo, pois animais são seres sociáveis, e para eles é muito importante estar perto de sua “matilha”. 

Existem atitudes que podem evitar ou ajudar a reverter a ansiedade de separação, como:

Fazer atividades físicas com o cão antes de deixá-lo sozinho

O cachorro que está cansado, fica mais calmo e mentalmente equilibrado. E assim, se o nível de energia gasta for o ideal, é bem provável que ele durma, antes mesmo de você sair, evitando o estresse da despedida. 

Evitar despedidas acaloradas e fazer “festa” ao chegar

O ideal é “ignorar” o cão minutos antes de sair, e só cumprimentá-lo minutos depois de chegar, quando ele já estiver mais calmo. 

Com isso, você vai ajudá-lo a assimilar que suas saídas são algo natural, e que ele não precisa entrar em pânico ou se sentir abandonado por isso. 

Enriquecimento ambiental

Deixe pela casa brinquedos interativos, como bolinhas com petisco, ossinhos digeríveis , quebra-cabeça, e até mesmo um pano que tenha seu cheiro. Assim, seu cão vai se sentir confortável e se ocupar até você voltar.

Também é uma boa opção esconder petiscos pela casa, para ele farejar. 

Mas atenção!

Se você observar um grau muito alto de ansiedade de separação no seu cachorro, procure ajuda de um profissional especializado, pois essa condição pode afetar a saúde e a integridade física do seu cão.