Brinquedos com “apito”. Dar ou não dar aos cães?

por Equipe Cão Equilibrado fevereiro 26, 2021
brinquedos cães

Nem todos os cães reagem igual aos brinquedos que “apitam” ao serem mordidos.

Alguns podem até se assustar ou se incomodar com o barulho, mas a grande maioria adora e se empolga muito com esse tipo de brinquedo.

Uma das explicações possíveis para essa empolgação vem do fato dos cães, apesar de domésticos, possuírem o instinto predatório de seus primos selvagens. 

E ao morder um desses brinquedos, eles se deparam com um som muito parecido com o som que uma presa emite ao ser capturada. 

Esse instinto pode ser mais acentuado em alguns tipos de cães. Principalmente aquelas cujos antepassados tinham como função principal a caça, como os Retrievers e Terriers

Mas respondendo à pergunta, sobre dar ou não esse tipo de brinquedo aos cães, a resposta é: depende!

Depende do cão e do brinquedo. 

Isso porque, se o cão morde o brinquedo e tem o som como recompensa positiva, pode ser que ao morder outro cão ou outro animal, ele escute um som parecido com o que o brinquedo emite, e associe aquele som também como uma recompensa positiva. 

Portanto, se o seu cão não apresenta traços de agressividade, não ataca outros cães e outros animais, e lida com o brinquedo de forma moderada, sem sacudir ou tentar destruí-lo, tudo bem.

Mas com cães que já apresentam algum traço de agressividade, é fortemente recomendável tirar o apito ou oferecer outros tipos de brinquedos. 

Outro aspecto que deve ser observado é a segurança do brinquedo. O apito, por exemplo, é uma peça pequena, que pode se soltar e ser engolida pelo cão, causando engasgos e outros problemas. 

Por isso, supervisione as brincadeiras, e caso perceba algum risco, remova as peças que podem causar acidentes ou substitua o brinquedo.