5 tipos de agressividade canina

Existem vários tipos de agressividade canina, mas 5 deles são mais comuns. E dentre esses 5, alguns exigem maior ou menor nível de preocupação. São eles:
1. Agressividade por medo
Cães que apresentam esse tipo de agressividade, não mordem deliberadamente, e sim, quando se sentem ameaçados ou encurralados.
Este tipo de agressividade canina não é tão preocupante, mas exige um trabalho de terapia focado em tratar os medos e fobias do cão. Isso porque essas são condições muito prejudiciais à sua qualidade de vida.
2. Agressividade territorial
O cão não se incomoda com pessoas diferentes e outros animais quando está em ambiente neutro, mas ataca se estes invadirem seu território.
A agressividade territorial pode ir de níveis mais leves, como um cão que late para quem passa na calçada, à níveis intermediários e avançados, que é quando o cão ataca toda e qualquer pessoa diferente que entra no território que ele demarcou como sendo dele.
Este tipo de agressividade canina, é inerente e normal em cães de guarda.
3. Agressividade por posse
O cão se sente dono de objetos, brinquedos, outros cães e até pessoas. E por isso, ataca quando sente que seu objeto de posse está sendo ameaçado.
Essa agressividade pode se manifestar quando você tenta pegar um brinquedo que ele gosta, quando você vai afagar outro cão e ele briga, enfim, em várias situações.
Quando esse tipo de agressividade se manifesta, é necessário que você estabeleça sua liderança, e deixe claro que é você quem decide quando encosta em algo que o cão julga ser posse dele. E que é você também quem deixará ele usufruir daquilo quando achar que deve.
4. Agressividade maternal
Esse tipo de agressividade canina, ocorre quando a cadela com filhotes fica agressiva para proteger sua prole.
Mesmo fêmeas muito dóceis, podem apresentar a agressividade maternal após parir ou após um quadro de pseudociese (gravidez psicológica).
Este tipo de agressividade é natural, e geralmente melhora com o tempo. É importante respeitar este período, mantendo a cadela e os filhotes em local seguro e tranquilo.
5. Agressividade predadora
A agressividade predadora é uma das mais perigosas. Todo cão possui instinto predatório, que se estimulado, pode acabar saindo do controle, causando danos a outros animais e até humanos.
Brincadeiras de alta empolgação e com muita mordedura incentivam esse tipo de agressividade canina. Portanto, evite brinquedos que fazem sons parecidos com gritos de outros animais, brincadeiras de pular e agarrar pneus, e também aquelas que ensinam o cão a morder e sacudir.